A intradermoterapia capilar, ou mesoterapia, tem sido uma opção eficaz no tratamento da queda de cabelo. Trata-se de um procedimento clínico que aplica medicamentos e vitaminas no couro cabeludo, aumentando a circulação sanguínea e nutrindo os folículos capilares.
O método foi desenvolvido na França, em 1952, e é indicado até hoje, por ser realmente eficaz na prevenção e diminuição da queda de cabelo.
A alopecia androgenética, ou calvície, consiste na perda intensa de cabelos. Se a perda ultrapassa a média de 70 a 100 fios ao dia, pode ser um sintoma da calvície. A queda excessiva ainda pode ocorrer por fatores emocionais, estresse, má alimentação, problemas hormonais, entre outros.
É necessário consultar um dermatologista para diagnosticar as possíveis causas da queda.
Se você sofre com a calvície ou com a queda excessiva, esse tratamento pode ser a solução. A técnica ainda se mostrou eficiente em cabelos muito finos ou muito danificados por químicas, alisamentos e descolorações.
Como funciona a intradermoterapia capilar?
A intradermoterapia capilar, ou MMP (Microinfusão de Medicamentos no Couro Cabeludo) consiste na aplicação de vitaminas, medicamentos e fatores de crescimento na base dos folículos. Substâncias como biotina, minoxidil, d-pantenol, finasterida, silício orgânico, aminoácidos e sais minerais podem ser utilizadas nas aplicações, pois estimulam o crescimento capilar. A mistura irá variar de acordo com a necessidade de cada cabelo. A aplicação é feita com pequenas agulhas finas e curtas e seringas que penetram no couro cabeludo, e deve ser realizada por um profissional em um consultório médico. A queda diminui devido a neutralização da dihidrotestosterona (DHT), que é o hormônio responsável pelo caimento dos folículos capilares. A técnica também estimula o crescimento capilar através das vitaminas e dos minerais presentes nos medicamentos aplicados. A resposta do organismo é rápida, pois os medicamentos não precisam passar pela absorção do corpo. As injeções não impedem que a calvície se desenvolva, por se tratar de uma condição genética. Entretanto, o tratamento ajuda a prevenir, fortalecer os fios e preencher as falhas no couro cabeludo. Listamos alguns benefícios da intradermoterapia capilar:- Reduz a queda de cabelo;
- Estimula a produção de novos folículos capilares;
- Acelera o crescimento;
- Diminui os efeitos da calvície;
- Aumento na espessura dos fios;
- Os resultados são notados rapidamente;
- Melhora a estrutura e a densidade dos cabelos.