intradermoterapia capilar

O que é intradermoterapia capilar?

A intradermoterapia capilar, ou mesoterapia, tem sido uma opção eficaz no tratamento da queda de cabelo. Trata-se de um procedimento clínico que aplica medicamentos e vitaminas no couro cabeludo, aumentando a circulação sanguínea e nutrindo os folículos capilares. O método foi desenvolvido na França, em 1952, e é indicado até hoje, por ser realmente eficaz na prevenção e diminuição da queda de cabelo. A alopecia androgenética, ou calvície, consiste na perda intensa de cabelos. Se a perda ultrapassa a média de 70 a 100 fios ao dia, pode ser um sintoma da calvície. A queda excessiva ainda pode ocorrer por fatores emocionais, estresse, má alimentação, problemas hormonais, entre outros. É necessário consultar um dermatologista para diagnosticar as possíveis causas da queda. Se você sofre com a calvície ou com a queda excessiva, esse tratamento pode ser a solução. A técnica ainda se mostrou eficiente em cabelos muito finos ou muito danificados por químicas, alisamentos e descolorações.

Como funciona a intradermoterapia capilar?

A intradermoterapia capilar, ou MMP (Microinfusão de Medicamentos no Couro Cabeludo) consiste na aplicação de vitaminas, medicamentos e fatores de crescimento na base dos folículos. Substâncias como biotina, minoxidil, d-pantenol, finasterida, silício orgânico, aminoácidos e sais minerais podem ser utilizadas nas aplicações, pois estimulam o crescimento capilar. A mistura irá variar de acordo com a necessidade de cada cabelo. A aplicação é feita com pequenas agulhas finas e curtas e seringas que penetram no couro cabeludo, e deve ser realizada por um profissional em um consultório médico. A queda diminui devido a neutralização da dihidrotestosterona (DHT), que é o hormônio responsável pelo caimento dos folículos capilares. A técnica também estimula o crescimento capilar através das vitaminas e dos minerais presentes nos medicamentos aplicados. A resposta do organismo é rápida, pois os medicamentos não precisam passar pela absorção do corpo. As injeções não impedem que a calvície se desenvolva, por se tratar de uma condição genética. Entretanto, o tratamento ajuda a prevenir, fortalecer os fios e preencher as falhas no couro cabeludo. Listamos alguns benefícios da intradermoterapia capilar:
  • Reduz a queda de cabelo;
  • Estimula a produção de novos folículos capilares;
  • Acelera o crescimento;
  • Diminui os efeitos da calvície;
  • Aumento na espessura dos fios;
  • Os resultados são notados rapidamente;
  • Melhora a estrutura e a densidade dos cabelos.

Quanto tempo dura o tratamento?

O processo é rápido e tem duração em torno de 15 a 20 minutos. A aplicação pode causar um desconforto superficial, mas não é um procedimento dolorido. O tempo de tratamento e o número de sessões varia de acordo com cada caso e com os danos de cada cabelo. Alguns casos exigem uma associação de medicamentos orais, tópicos ou intradérmicos junto ao tratamento. Para o melhor resultado, associe o tratamento a uma boa alimentação, evite tomar banhos muito quentes e sempre durma com o cabelo seco. O cabelo úmido facilita a proliferação de microrganismos.

Contraindicações

A intradermoterapia capilar não é indicada em casos de gravidez, reações alérgicas às substâncias utilizadas no tratamento e infecções no couro cabeludo. Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho em dermatologia  em Cotia!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
ATENÇÃO

Prezados pacientes,

Devido à pandemia da COVID-19, estamos seguindo as indicações do ministério da saúde.

Visando a segurança de nossos pacientes e colaboradores, estamos oferecendo atendimento presencial, com todos os cuidados necessários, e teleorientações (consultas virtuais).

Atenciosamente, 

Equipe La Vienne.